Instituto Alcoa aprova mais de R$ 1,8 milhão no Programa de Apoio a Projetos Locais 2023.

Os projetos comunitários selecionados têm foco de atuação nas áreas de educação, empreendedorismo e geração de trabalho e renda.

O Programa de Apoio a Projetos Locais é uma das iniciativas do Instituto Alcoa que contribui com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do IA: educação (com foco no Ensino Fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.

Os projetos aprovados no Edital 2023 têm o potencial de beneficiar cerca de 5 mil pessoas nos municípios de Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA. A novidade no edital deste ano está na formação em monitoramento e avaliação de resultados, que será oferecida às organizações pelo Ficas – organização parceria do Instituto Alcoa na realização do Programa de Apoio a Projetos Locais.

“Trabalhamos para catalisar mudanças nos territórios por meio do investimento em projetos de Educação e de Geração de Trabalho e Renda, construindo relações de confiança e gerando parcerias com organizações da sociedade civil e com as comunidades dos territórios em que atuamos. Entendemos que o real impacto só acontecerá com uma atuação conjunta, colaborativa e participativa – premissas que norteiam a concepção do Programa de Apoio a Projetos Locais” explica Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.  


Confira os projetos selecionados: 

Juruti

● Ampliação de salas de aula, Associação de Pais e Mestres da EMEF Maria da Saúde Pinheiro Cunha.
● Coopera Juruti: Fortalecimento da Agricultura Familiar de Juruti, Cooperativa da Agricultura Familiar de Juruti.
● Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade de Cruzeiro, Instituto Vitória Régia.
● Avançando para um Pescado Sustentável e Inclusivo em Juruti- Fase II, Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente.

Poços de Caldas

● Programa “De Volta ao Ciclo”, Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas.
● Cinema sem fronteiras, Associação Instituto Beneti.
● Leitura e Imaginação: para além dos muros da instituição, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas
● Cidadão do Amanhã - formar para transformar, Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança.

São Luís

● Ler é viver, Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão.
● Nave Empreende, Organização em prol da Natureza, Arte, Vida e Educação.
● Ela na Obra, Associação Ela na Obra.


Inclusão e Diversidade

O Programa de Apoio a Projetos Locais também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+ nos territórios.

Em Poços de Caldas, o projeto “Leitura e Imaginação: para além dos muros da instituição”, da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas será impulsionador de jovens com deficiência física.

Em Juruti, o projeto Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade de Cruzeiro, do Instituto Vitoria Regia, irá fornecer autonomia e protagonismo para mulheres empreendedoras, estimulando a inclusão e reconhecimento das mulheres como protagonistas de suas conquistas. Assim como em São Luís, o projeto da Associação Ela na Obra, também tem por objetivo reconhecer a autonomia da mulher na área da construção civil através de formações. 


Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião firma parceria para expansão do projeto de Equoterapia em Santarém

Prêmio Amazônia de Música celebra a cultura e a sonoridade do Pará em noite de festa.

Alcoa é parceira em projeto de conectividade para 750 famílias em Juruti.