Instituto Alcoa: Projetos Sociais recebem reconhecimento na Câmara Municipal de Juruti (PA)

A Câmara Municipal de Juruti, no oeste do Pará, realizou uma sessão solene na terça-feira (12), para agradecer e homenagear projetos e iniciativas que contribuem com o desenvolvimento social do município. De acordo com a Casa Legislativa, a mineradora além de gerar emprego e renda através da extração da Bauxita, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconômicos ao fomentar projetos de empreendedorismo e impacto social. Em 2023, foram R$ 26 milhões em investimentos sociais, alcançando a marca de 82 comunidades beneficiadas, através de 47 projetos. 

Para o vereador Mário Itiyá, autor do requerimento, a solenidade foi a oportunidade de expressar o agradecimento pelos relevantes serviços prestados pela Companhia. “Não tem como não deixar de dizer que a Alcoa tem papel preponderante no desenvolvimento socioeconômico do município de Juruti, onde os grandes projetos sociais são financiados pela Alcoa. Durante a pandemia, por exemplo, recordamos o esforço e o compromisso da companhia com a população. Fica nossa homenagem para aqueles que dão a direção aos projetos, e aqueles que se organizam para que eles aconteçam”, afirma o vereador.

O reconhecimento veio através da moção de aplausos para os projetos Costurando Sonhos e o Dona’s, ambos apoiados pelo Instituto Alcoa. Desenvolvido na sede na área urbana da Associação Beneficente Emaús, desde 2019, o projeto Costurando Sonhos, atendeu mais de 80 mulheres, formadas através de oficinas em corte-costura básica e artesanato, em apoio a geração de renda para amenizar os problemas de exclusão social. 


Já o Projeto Dona’s atua com temas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e características de negócios com mulheres empreendedoras. É desenvolvido pelo Consulado da Mulher, com investimento do Instituto Alcoa e parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS). Consiste em treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero, acompanhar e orientar as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos.


“Emponderar uma mulher é emponderar uma comunidade inteira. Ao fazer esta moção de aplauso, a gente percebe o quanto é importante o trabalho das instituições no município. Ouvindo o relato de mulheres, a gente pode destacar o quanto é importante incentivar tais iniciativas” afirma Andrea Alves, vereadora que também assinou o requerimento. 

Outro homenageado na ocasião, foi Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, que completou 35 anos de carreira na empresa. “Venho aqui agradecer a Câmara de Vereadores de Juruti. Fico muito honrado e muito feliz. Quero reafirmar que Juruti tem um lugar reservado no meu coração. Aproveito para desejar um Feliz Natal e um ótimo 2024, cheio de realizações. Muito obrigado”, conclui.

“É uma sessão muito importante. A presidência desta casa reconhece a atuação da Alcoa e o trabalho desenvolvido por Otávio Carvalheira em Juruti”, ressaltou José Glauber de Andrade, presidente da Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião firma parceria para expansão do projeto de Equoterapia em Santarém

Prêmio Amazônia de Música celebra a cultura e a sonoridade do Pará em noite de festa.

Alcoa é parceira em projeto de conectividade para 750 famílias em Juruti.