Empreender na Amazônia é desafiador, mas também gera oportunidades de mudanças de vidas.

 

Alcoa contabiliza 12 anos de investimentos em Juruti, olhando para o futuro da cidade, e das pessoas.

 

A instalação de empreendimentos em pequenas cidades, sempre gera expectativas em sua população. Uma das principais questões, é sobre a contratação de mão de obra local que será absorvida para trabalhar. Muitos veem e buscam uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

 

Porém, se de um lado a empresa precisa de pessoas tecnicamente qualificadas, que entendem e conheçam parte dos processos de operação, de outro lado, a população nem sempre teve acesso a preparação para atuar nas áreas onde são ofertadas as vagas de emprego.

 

Alcoa: 12 anos contribuindo com o desenvolvimento de Juruti. Foto-Alcoa


Foi o que aconteceu em Juruti, no oeste do Pará. Com a chegada da Alcoa, há 12 anos, a mineradora entendeu que havia necessidade de investimentos na área da educação, com o objetivo de qualificar para contratar moradores da própria cidade para trabalhar na operação que movimenta uma mina de bauxita e um porto de embarque através de navios.

 

A partir de então, novas histórias começaram a ser construídas, como a da Maurícia Campos, de 33 anos e que há 4 anos faz parte da equipe de Gerência de Lagoas da empresa. Ela ingressou na Alcoa através do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO), ofertado pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

“Na época, passei no processo seletivo que o Senai realizou para moradores de Juruti e ali encontrei a chave da minha capacitação para ingressar no mercado de trabalho, especificamente na área industrial”, conta Maurícia que não para de apostar no futuro, e já está cursando a faculdade de Engenharia de Minas, na Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa.

 

A jurutiense Maurícia Campos, egressa do Senai, atuando na operação da Alcoa. Foto-Arquivo Pessoal


Jeander Melo, 27 anos, é mais um jurutiense capacitado através da parceria Alcoa/Senai. “Eu já trabalhava na área administrativa e vi no curso de PFO uma oportunidade de conhecer a planta como um todo. Após terminar o curso, eu ingressei na Alcoa na função de operador e agarrei essa chance de mudar de área e crescer profissionalmente”, relata o colaborador, responsável pelo controle de combustível da empresa.

 

Jeander Melo saiu da área administrativa e hoje é responsável pelo controle de combustíveis na mineradora. Foto-Arquivo Pessoal


Todos os profissionais que concluíram seus cursos são avaliados e passam a integrar o banco de talentos da empresa e do Senai. Até agosto de 2020, 8.757 alunos foram capacitados pela parceria em mais de 100 diferentes cursos profissionalizantes, totalizando 101.918 horas/aula.

 

Mais da metade dos alunos jurutienses capacitados pelos programas de Formação de Operadores e Operadoras (PFO), e de Manutenção (PFM), foram absorvidos pela companhia e apresentam excelente desempenho.

 

 

 

Parceria que gera resultados

 

Desde que iniciou a parceria com a Alcoa, o Senai já qualificou mais de 20.000 pessoas nas mais diversas modalidades de ensino profissionalizante. Dentre as demandas atuais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, está a construção das novas instalações do Senai em Juruti, em um terreno de 9.000 m² doado pela Alcoa, onde serão instalados modernos laboratórios de cursos profissionais.  A construção contará também com a parceria da mineradora.

 

“As novas instalações serão um novo marco de desenvolvimento da educação profissional no município. Nossa perspectiva é continuar qualificando mais pessoas para a indústria local e para o mercado de trabalho, com o objetivo de melhorar os índices de empregabilidade no município”, afirma o diretor do Senai de Juruti e Santarém, Peter Rasera.

 

A parceria Alcoa/Senai trouxe ótimos resultados ao longo dos anos.  A empresa mantém um percentual médio de 80% de funcionários do quadro e de empresas contratadas, oriundos do estado do Pará e 50% com registro de nascimento em Juruti.

 

Parceria Alcoa/Senai já capacitou quase 9 mil pessoas em Juruti. Foto-Senai/PA


Para o gerente-geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa, em 12 anos de operação, a Companhia contribui com avanços nas mais diferentes áreas de Juruti.

 

“Nossa operação tem sido um projeto inovador de mineração, desde a sua concepção. Além dos cuidados e investimentos em saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura, contribuímos para que a população de Juruti participe cada vez mais desse projeto, através da capacitação e qualificação, que podem gerar oportunidades para ingressar nos quadros da empresa", destaca Genesis.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião firma parceria para expansão do projeto de Equoterapia em Santarém

Prêmio Amazônia de Música celebra a cultura e a sonoridade do Pará em noite de festa.

Alcoa é parceira em projeto de conectividade para 750 famílias em Juruti.