A primeira edição do festival foi realizada no ano de 1994 na quadra “Padre Paulo Sues”, como importante evento da terra de encanto e magia da Vila de Juruti-Velho. A comissão organizadora é o responsável pela decoração do ambiente tipicamente tradicional. Inspiram -se em características típicas dos derivados da mandioca, resgatando os principais usos e costumes da terra.
A festa que ganhou a admiração dos moradores e principalmente dos produtores rurais da Vila Muirapinima e região, incentiva no fortalecimento a agricultura familiar, chega em 2017, em sua XIX edição.
De acordo com a organização, a Festa da Mandioca desse ano acontece de 25 e 26 de agosto, e vai contar com: barraquinhas, comidas típicas, além dos shows musicas.
Esse Festival surgiu da proposta motivada pela observação da necessidade de promover o resgate da cultura local, no caso a mandioca, produto muito conhecido entre nós, de valor nutritivo e econômico na região, dela são produzidos alimentos comuns à mesa do paraense como o beiju, tapioca, tacacá, a farinha, pirão, macaxeira, que também são a base do sustento econômico de muitas famílias, já que parte da população muirapinimense pratica a agricultura como atividade econômica. Além disso, a mandioca é tema de uma das mais belas lendas amazônicas e cabe à comunidade contribuir para a preservação desse patrimônio cultural, pois é nossa cultura que nos identifica no cenário nacional e mundial.
Assim sendo, desde sua origem, nossa vila Muirapinima aproveita o mês de agosto para celebrar o Festival da Mandioca que vem crescendo a cada ano em grande proporção, mostrando que o trabalho de conscientização que fazemos no sentido de preservarmos nossas raízes, está sendo aceito e ampliado em todos os setores muirapinimense, uma prova de que é um evento muito positivo e muito nos orgulha como membros desta comunidade que todos gostam e por isso o povo vem prestigiar e aplaudir.
destaque também para a comissão organizadora e patrocinadores que em meio as grandes dificuldades estão se dedicando para que esse festival aconteça com êxito, principalmente ao que se refere à qualidade das músicas apresentadas e a distribuição dos prêmios.
Atrações musicais:
1ª Noite: Banda Fuzuê de Parintins
2ª Noite: Arley Júnior e Ciriane Souza
Som ao vivo o dia todo com bandas regionais.
Danças nativas proveniadas da mandioca
· Dança do tacacá
· Dança do sairé
· Dança do tipiti
Competições com premiações
· Quem trouxer a maior maniva.
· Quem trouxer a maior mandioca
· Quem comer mais beiju peteca (pé de moleque)
· Quem tomar mais pagiroba
· Quem descascar mais mandioca em um pequeno espaço de tempo e outros.
X edição. O evento acontece na quadra Padre Paulo Suez.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Projeto cinema na escola exibe curtas- metragens produzidos por alunos do meio rural de Juruti.
Os alunos do Fundamental II das Escolas Manoel Pereira da Cunha (Comunidade Ingrácia) e Erisson Pereira Silva (Comunidade Capitão), locali...

-
A Alcoa está com inscrições abertas para o processo seletivo do seu programa Jovem Aprendiz 2024, em Juruti, no oeste do Pará. A...
-
Reunião foi realizada neste 29 na Sede Santa Cruz. Vice na chapa é a Drª Patrícia Pacheco também do Republicanos. O Partido Rep...
-
DISTRITO ABANDONADO, LIXO E DESCASO. A Região de Juruti-Velho está completamente abandonada pelo poder público. Na Vila Muirapinima há sem...