sexta-feira, 7 de maio de 2021

Projeto apoiado pela Alcoa muda a vida de mães empreendedoras de Juruti


Promover a autonomia de mulheres é um poderoso instrumento de transformação social, principalmente quando elas são mães e chefes de famílias. No Brasil, este é o cenário em 32 milhões de lares, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD, 2018). Pensando nisso, a Alcoa apoia diretamente o projeto Dona’s, iniciativa de empreendedorismo realizada em Juruti, no Oeste do Pará.

O Dona’s, idealizado pelo Instituto Consulado da Mulher (ICM) e coordenação do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), iniciou em novembro de 2020 e prossegue até esse mês. Através dele, 69 mulheres empreendedoras do município recebem capacitação para compreender melhor as ferramentas de gestão e estratégias para seus negócios.
Mireia Lima é mãe de duas filhas, de 13 e 18 anos de idade. Ela viu na chance do projeto, uma forma de aprender mais e melhorar a vida em família. 

“Eu trabalho com comércio há 11 anos, com pedidos diversos em catálogos, revendo roupas, perfumes e, também, faço pães caseiros. O projeto foi muito importante, pois as aulas fortaleceram tudo que eu faço. Aprendi a precificar meus produtos, além de saber negociá-los. Foi muito bom e encorajou outras mulheres e mães a se valorizarem”, explica.

A artesã Gelúcia Nunes é mãe de um casal de crianças, uma menina de cinco e um menino de sete anos. O Dona’s ajudou a empreendedora a conhecer etapas importantes para o produto. 

“Foi de extrema importância, pois me ajudou a conhecer as matérias, conhecer o desejo dos clientes e colocar o preço certo a partir do meu trabalho e valorizar cada cliente”, disse.

Para auxiliar no projeto, um grupo de 12 voluntários da Rede de Mulheres da Alcoa, com experiência em Gestão, Marketing, Pessoas e Finanças, fortalecem o time de tutores. Para a Superintendente de Relações Comunitárias na Alcoa Juruti, Thalita Lucena, é um prazer ter aliadas e aliados da Rede de Mulheres como voluntários no Dona’s.

“Eles participam e interagem com as empreendedoras. Nossa expectativa é que esse projeto consiga ir além do aprendizado de uma nova habilidade. Essa capacitação garante o aumento de renda e melhorias na qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias. Esse Cuidar das Pessoas é um dos Valores mais importantes que praticamos na Alcoa”.

Em média, as empreendedoras que aplicam todas as orientações conseguem ampliar a renda do negócio em pelo menos 50%.

Instituto Alcoa renova parceria com a Secretaria Municipal de Educação para realização do Programa Ecoa.

Acreditando na capacidade que a educação tem em ser um fator central para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades, o Instituto Alcoa renova a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para realização do Programa Ecoa.
 
Em 2020, o Programa Ecoa inaugurou um novo formato de interação com as localidades atendidas, abrindo duas novas frentes de atuação: Ecoa Formação (capacitação das equipes técnicas e educadores frente o contexto da pandemia) e Ecoa Gestão (capacitação em gestão das equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos nos três municípios atendidos: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
 
Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. As oito escolas que integraram a iniciativa em 2020 continuarão sendo monitoradas e doze novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim 20 unidades escolares. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 67 escolas públicas brasileiras. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.
 
Já o Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações serão divididas em: formação e assessoria a equipes técnicas das secretarias municipais e escolares, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
 
Mesmo com todos os desafios que estão sendo vivenciados diariamente pelas secretarias municipais de educação, o Programa Ecoa foi recebido com muita receptividade pelas equipes nos três municípios. “A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, que requer novas habilidades, nova forma de pensar e atuar. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
 
Para o gerente geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa, o Programa Ecoa, por meio de suas práticas inovadoras, permite que alunos e educadores tornem-se protagonistas das mudanças que a sociedade necessita. “É por isso que nós acreditamos no poder transformador da educação e somos parceiros do Instituto Alcoa, através do trabalho integrado com a comunidade, Poder Público, escolas e demais organizações civis de Juruti”.
 
Sobre o Instituto Alcoa
 
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
 
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 

Postagem em destaque

Projeto cinema na escola exibe curtas- metragens produzidos por alunos do meio rural de Juruti.

  Os alunos do Fundamental II das Escolas Manoel Pereira da Cunha (Comunidade Ingrácia) e Erisson Pereira Silva (Comunidade Capitão), locali...