Mais de 51 mil árvores já foram replantadas de janeiro a maio de 2021.
![]() |
Cleide Xavier está há quatro anos trabalhando no replantio de árvores na Alcoa. Foto: Alcoa |
A experiência com o plantio de alimentos em casa fez com que o plantio de árvores se tornasse um trabalho prazeroso. “Costumo tratar essas árvores como um bebê, onde eu cuido e vejo crescer. As primeiras que plantei, há quatro anos, já estão grandes, e hoje me sinto alegre e bastante satisfeita com o trabalho realizado”, afirma a auxiliar de campo, que com muita garra, destaca que parte da renda familiar vem do replantio na Alcoa.
Nos meses de abril e maio de 2021, mais de 51.754 mil árvores matriz, como castanheiras, massaranduba e Pau D’arco; frutíferas e ornamentais já foram replantadas pelos integrantes das associações parceiras da Alcoa. As ornamentais são doadas ao município de Juruti para que sejam distribuídas para escolas, praças e moradores da região. O período de replantio dura, em média, de quatro a cinco meses, e é realizado uma vez por ano por associações contratadas pela Alcoa. “A cada período, cinco pessoas da nossa associação se mudam para o município de Juruti e ficam até fechar o ciclo. Nesse tempo, a saudade aperta um pouco, porque com a pandemia, nós não podemos ir para a comunidade visitar nossos parentes. É uma segurança tanto para eles quanto para nós”, explica Cleide Xavier, que mantém residência fixa na comunidade Galiléia, há 90 km do centro de Juruti.
![]() |
Milhares de mudas de árvores passaram pelas mãos da auxiliar de campo Cleide Xavier. Foto: Alcoa |
A Associação Aspersange, na qual Cleide faz parte, é uma das responsáveis por produzir, tratar e cuidar das mudas até a hora do plantio, sempre reforçando o respeito, carinho e cuidado com as espécies.
Mais de 1.027 hectares já foram reabilitados pela Alcoa em Juruti, desde 2011.
Quantidade equivale a 1.436 campos de futebol com medidas oficiais.
![]() |
Reabilitação de áreas mineradas conta com o apoio de comunitários e associações. Foto: Alcoa |
Somente em Juruti, desde 2011, já foram reabilitados 1.027 hectares de áreas mineradas, que equivalem a 1.436 campos de futebol com medidas oficiais. Em Poços de Caldas, nesses mais de 40 anos, o programa evoluiu e já recuperou 675,09 hectares e o Consórcio Alumar, em São Luís-MA, desde a sua fundação reabilitou 44 hectares de Áreas de Disposição de Bauxita – ARBs. As ARBs têm por objetivo receber e estocar, de forma adequada e segura, o resíduo proveniente do processo de refinamento da Bauxita, para a produção de alumina na Refinaria. Por isso segue os mais rígidos critérios mundiais de segurança e engenharia ambiental.
![]() |
Reabilitação de áreas mineradas em Juruti. Foto: Alcoa |
![]() |
Susiele Tavares – engenheira Florestal da Alcoa. Foto: Arquivo pessoal. |
Em 2021, o a reabilitação de áreas foi retomada, seguido todos os protocolos de segurança exigidas pelos órgãos de saúde. Todos os comunitários que integram o programa utilizam equipamentos de proteção individual – EPIs, e ficam alojados em Juruti durante o período de plantio. Apenas no final do ciclo eles retornam para suas comunidades, de forma que garantem a segurança dos familiares que permanecem nos locais.
“O trabalho de replantio em parceria com as comunidades vem sendo realizado a alguns anos, justamente para que a Alcoa possa remunerar as comunidades e fazer a economia de Juruti possa girar e contribuir com o crescimento do município”, afirma o supervisor de meio ambiente, João Duarte. Em tempos de pandemia, as os trabalhos ficaram mais complicados devido as incertezas que o momento apresentou. João explica que foram realizadas diversas reuniões com as comunidades participantes do projeto de reabilitação de áreas mineradas, para que fossem decididos os métodos necessárias e seguros para que o trabalho continuasse. Ao longo do ano, a parceria segue firme no que diz respeito a produção das mudas que serão plantadas. A reabilitação ocorre sempre no período de chuvas na região do baixo amazonas, para que as mudas possam crescer fortes e saudáveis, sem gerar desperdício da produção.
![]() |
Alcoa realiza doação de mudas frutíferas e ornamentais para Juruti. Foto: Prefeitura de Juruti |
Parceria entre Alcoa e Prefeitura municipal beneficia jurutienses com doação de mudas.
![]() |
Mudas serão doadas para jurutienses na Semana do Meio Ambiente. Foto: Prefeitura de Juruti |
Nas ações da SEMMA em parceria com a Alcoa, todo cidadão jurutiense pode adquirir as mudas de árvores. No entanto, este ano, para participar da ação da Semana do Meio Ambiente, será necessário levar duas garrafas pets e efetuar a troca por uma muda. As garrafas serão doadas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Juruti, que fará o devido reaproveitamento. As mudas de árvores frutíferas também serão entregues para os moradores da Comunidade Jararaca, que fica a dez minutos do centro de Juruti. No futuro, os frutos das árvores servirão para alimentação de animais silvestres.
Um por um: a estratégia para os próximos cinco anos da Alcoa
A Companhia conta com uma estratégia de trabalho para que nos próximos cinco anos seja atingida uma taxa de recuperação de áreas no modelo Um por Um. Isso significa que a cada área aberta para mineração, a mesma quantidade será reabilitada pela Alcoa, em parceria com as comunidades, no menor tempo possível. O projeto prevê que a mineradora não deixe passivos ambientais para serem fechados em um futuro distante.
Assim que a área a ser minerada é decidida, o processo de criação das mudas também é iniciado. O trabalho é realizado fora do período chuvoso, e destaca a preocupação da Alcoa com o futuro. “Isso demonstra o compromisso da mineradora com o meio ambiente e, principalmente, com Juruti e com as comunidades que aqui residem e nos acolheram”, finaliza o supervisor de meio ambiente, João Duarte, que reforça o com cuidado da Alcoa com o meio ambiente.