segunda-feira, 22 de maio de 2023

Estudantes denunciam condições precárias na Escola do Estado na Vila Muirapinima.

 Dentre eles falta na estrutura, falta de bebedouro, falta de transporte escolar, falta de merenda.


Alunos da Escola Estadual Zenita Freitas de Matos na Vila Muirapinima denunciaram ao Portal Juruti Velho a situação precária em que se encontra o colégio em que estudam. Segundo os estudantes a sala de aula onde estudam forrada com PVC está caindo. Frizando que em maio do ano passado (2022), a Escola passou por uma reforma.

Bebedouro

Outro problema relatado pelos alunos é a falta de bebedouro já há dois meses, segundo os estudantes se põe- se água para congelar no frigobar depois é colocado em garrafa térmica.

Transporte

Outra denuncia é precariedade dos transporte escolar marítimo, segundo os jovens a lancha dos transporte está parado desde quinta-feira (18), eles estão indo na própria embarcação como rabeta, correndo o risco de alagamento e pegar temporal no trajeto.

Merenda escolar

Outra situação é a questão da merenda que segundo os alunos já está há 2 semanas, denunciam também que quando falta algum item que complementam a merenda, próprios funcionários da unidade de ensino estão tirando do seu próprio recurso para comprar completo, e quando está tudo zerado nas prateleiras o tempo de aula é reduzido para 30 minutos, lamenta os estudantes. "Estamos sendo prejudicados" finaliza.




Prêmio Amazônia de Música divulga os indicados.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 6 de junho, no Theatro da Paz. Serão 31 categorias, com o Artista Revelação eleito por voto popular no site do evento.



Após a etapa individual, os curadores do Prêmio Amazônia de Música – Edição Pará, se reuniram, na última quinta-feira, 18, em Belém, no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, para definirem os artistas indicados à premiação, que tem o patrocínio da Equatorial Pará. A divulgação da lista dos finalistas será feita nesta segunda-feira, 22, pelo site www.premioamazoniademusica.com.br, incluindo os três nomes que concorrerão ao Voto Popular para eleger o Artista Revelação.

Foram 300 inscrições e indicações de obras e artistas. Os vencedores, nas 31 categorias, serão conhecidos na cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 6 de junho, a partir das 20h, no Theatro da Paz, para convidados, com transmissão ao vivo pela TV Cultura do Pará. A noite promete uma grande celebração com os artistas, além de uma homenagem muito especial à cantora Fafá de Belém. 

De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, o estado é rico e diverso em cultura musical e isso será representado nas categorias que serão premiadas no evento.

“O Prêmio Amazônia de Música é um reconhecimento aos artistas da nossa terra. O que o estado produz musicalmente é de alto nível e isso será visto na premiação. A Equatorial é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa celebração à arte”, destaca Michelle. 

A curadoria do evento conta com profissionais do mercado da música, em diversas das suas vertentes. O coordenador do processo de curadoria é Marcus Preto, jornalista e produtor musical paulista, com trabalhos assinados junto a nomes de peso na música brasileira, como Gal Costa, Tom Zé e Erasmos Carlos, além de participar de diversos outros processos de seleção e curadoria em festivais e outras premiações nacionais. 

Junto a ele, o time vai se completando com Edimilson Santos da Mota e Edgar Augusto, ambos radialistas e conhecedores da música paraense; Jade Guilhon, musicista, compositora, poeta e professora de música; Jazz Mota, artista, publicitária e produtora cultural na área do audiovisual; Jeft Dias, DJ e produtor cultural, criador e diretor de festival e movimento de cultura periférica e amazônica; e Rosalina Melo, que atua no mercado de shows e eventos nacionais de música.

“Encontramos uma diversidade muito grande, boas surpresas. Um prêmio desse fortalece essa identidade cultural e a beleza dessas artes periféricas que rolam por aqui, assim como em outros estados em que rolam premiações que olham para si. É muito importante que se olhe para isso, de ser olhar e que esse prêmio exista, que ele dure muito tempo, pois ele vai revelar para o Brasil e para fora do país, muitos artistas que talvez não fossem olhados com esse mesmo carinho e cuidados que esse prêmio “, diz Marcus Preto.

Idealizado pelo artista Arthur Espíndola, da Oriente Multiproduções, a iniciativa busca valorizar e destacar a diversidade musical da região amazônica, em especial do Pará. O Prêmio Amazônia de Música vem sendo gestado desde 2017 e este ano ganhou conceito e forma para sua realização, com patrocínio da Equatorial Pará via lei Semear, Governo do Estado. A realização é da Oriente Multiproduções e Milk Produções. 

Serviço

Divulgação dos indicados ao Prêmio Amazônia de Música - Edição Pará, nesta segunda-feira, 22 + Votação Popular para Artista Revelação - 22 de maio a 2 de junho. Tudo pelo site premioamazoniademusica.com.br. Acompanhem as novidades pelo perfil @premioamazoniademusica, no Instagram.

Postagem em destaque

Projeto cinema na escola exibe curtas- metragens produzidos por alunos do meio rural de Juruti.

  Os alunos do Fundamental II das Escolas Manoel Pereira da Cunha (Comunidade Ingrácia) e Erisson Pereira Silva (Comunidade Capitão), locali...