sábado, 2 de janeiro de 2021

REPRESENTANTES DA ACORJUVE E COMUNIDADE JAUARI SE REUNE COM A ALCOA.



Na manha do dia 30 de dezembro representantes da ACORJUVE e comunidade Jauari se reuniram com representantes da Mineradora Alcoa para discutir e construir um entendimento em relação ao crime ambiental que ocorreu no último dia 26 de dezembro de 2020 onde a borda da platô Guarana cedeu devido as fortes chuvas na região.


no dia 27, o portal entrou em contato com a mineradora e logo emitiu uma nota explicando o ocorrido confira aqui.👉👇

Nota da mineradora ALCOA.

o video no link abaixo 👇👇 mostra os impactos e os moradores dizem que a cor da água está totalmente diferente da natural e se mostram preocupados com a atual situação, pois muitas pessoas estão em atividades de lavoura proximo da área afetada.

Vídeo que mostrar os impactos ambientais


1) Denúncia apresentada a ALCOA foi sobre o rompimento da leira da margem do platô Guaraná, com lançamento de lama pela floresta, igarapés e áreas comunitárias;

2)  Reparação dos danos causados ao meio ambiente e às comunidades atingidas;

3) Paralização  de todas as atividades da Alcoa e suas terceirizadas na frente 25;

 A comunidade afetafa cobrou indenização    pelos danos nas áreas atingidas e devido  mudar a rotina de vida de toda comunidade. A indenização cobrada, a Alcoa se propôs dar a resposta á comunidade no prazo de 15 dias. A Alcoa doou cestas básica à 46 famílias e água mineral até que seja feito um estudo técnico da utilidade da água.


O blog entrou em contato o professor Everaldo Portella pesquisador na área moneraria, disse que as operações da empresa no PAE Juruti Velho são rodeadas de risco, diversos riscos. Afinal, estamos no coração da Amazônia, rodeados e sobre as águas. Qualquer descuido, o meio ambiente e o povo é gravi.ente afetado e pequenas falhas podem gerar grandes danos. A ALCOA sabe que no período chuvoso seus cuidados devem ser redobrados. No entanto, o fato não aconteceu pela primeira vez. Trata-se de um acontecimento que se repete conforme avançam as operações da empresa. Aconteceu quando a empresa estava abrindo a rodovia e ferrovia, aconteceu no Chain,  e agora no Guaraná e Jauarizinho. A empresa visa o lucro, mas o povo não pode aceitar ficar com o prejuízo. Acredito muito na união, na organização e na força do povo de Juruti Velho para buscar o que lhe devem.

Postagem em destaque

Projeto cinema na escola exibe curtas- metragens produzidos por alunos do meio rural de Juruti.

  Os alunos do Fundamental II das Escolas Manoel Pereira da Cunha (Comunidade Ingrácia) e Erisson Pereira Silva (Comunidade Capitão), locali...