segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Instituto Alcoa aprova mais de R$ 2,1 milhões no Programa de Apoio a Projetos Locais 2022

 


O Programa de Apoio a Projetos Locais é uma das iniciativas do Instituto Alcoa que contribui com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do IA: educação (com foco no Ensino Fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.


Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, celebra as parcerias que estão sendo construídas e que têm potencial de beneficiar mais de 3 mil pessoas:


“Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. A união de esforços entre sociedade civil, poder público e o investimento social privado é fundamental para o desenvolvimento dos territórios de forma articulada, consistente e perene.”


Confira a seguir todos os projetos selecionados:


Juruti


-Costurando Sonhos, Associação Beneficente Emaús.


-Projeto Multimídia Educacional acessível a todos, Associação de Pais e Mestres em Regime de Convênio Municipal Batista.


-Projeto do auditório: um espaço de viabilização de aprendizagens e práticas sociais, Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Albuquerque de Lima.


-Diversificando a Produção Familiar da Igarapé Açú através do Sistema Integrado de Produção, Cooperativa Agropecuária de Pequenos Produtores Rurais em Juruti – COOPAJ.


-MB Conectada com o futuro, Associação de Pais e Mestres da EMEF Miriam Benitah.


-Projeto Dona's, Instituto Consulado da Mulher.

 

Poços de Caldas


-Minha Escola da TV, Fundação Educativa Andradense.


-Projeto Gepeto – Marcenaria Artesanal na Construção de Brinquedos Pedagógicos, Incubadora Social – Secretaria Municipal de Promoção Social – Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.


-Jornada Azulô, Instituto A de Apoio, Educação e Orientação do Espectro Autista

Impulso para o Afroempreendedorismo, Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei

Rádio Traquinagem, Associação Casa da Ávore

Recicla Vidas 2.0, Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas.

 

Além dos projetos aprovados no Edital 2022, a unidade de Poços de Caldas apoiou o 6º Congresso Nacional de Educação, promovido pela GSC Eventos.


São Luís


-Projeto Arte de Ferro, Centro Artístico Operário Maranhense – CAOM

Fortalecimento Organizacional do STTR de São Luís-MA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São Luís.


-Fortalecimento estrutural e coletivo da Feirinha do Cabral Miranda do município de São Luís-MA, Associação Comunitária dos Moradores da Vila Cabral Miranda

Área de Lazer e Vivência Escolar, Conselho Escolar da UEB Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo.


Inclusão e Diversidade


O Programa de Apoio a Projetos Locais também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+.


Em Poços de Caldas, os projetos “Jornada Azulô”, do Instituto A de Apoio, Educação e Orientação do Espectro Autista e “Impulso para o Afroempreendedorismo”, do Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei serão impulsionadores do empreendedorismo para pessoas negras e mães de crianças e adolescentes com autismo.


Em Juruti, a segunda edição do Projeto “Dona’s”, do Instituto Consulado da Mulher vai apoiar e empoderar mulheres empreendedoras aportando conhecimentos e recursos para que possam conquistar autonomia, capacidade de gestão e geração de renda.


Sobre o Instituto Alcoa


Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Postagem em destaque

Projeto cinema na escola exibe curtas- metragens produzidos por alunos do meio rural de Juruti.

  Os alunos do Fundamental II das Escolas Manoel Pereira da Cunha (Comunidade Ingrácia) e Erisson Pereira Silva (Comunidade Capitão), locali...