Escolas do Rio Mamuru realizam desfile cívico histórico no 7 de setembro.


As escolas do Rio Mamuru, localizado no município de Juruti, Pará, realizaram neste 7 de setembro, o primeiro desfile cívico da região, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.


O evento aconteceu na Comunidade Monte Carmelo e reuniu três escolas da região: Escola Monte Carmelo, da Comunidade Monte Carmelo, Escola José Almeida da Aldeia Ipiranga e Escola São Lucas, da Comunidade Mirizal.


O desfile cívico teve como tema "Pátria Mãe Gentil: Mamuru Identidade", tópicos que foram trabalhados e discutidos nas escolas da região, a fim de destacar a importância da semana da Pátria e da Independência do Brasil, além do jugo português e o processo de emancipação do bicentenário no cenário internacional.


A solenidade idealizada e organizada por Gláudia Coelho de Souza, professora na Comunidade Mirizal, teve como objetivo reunir e integrar as comunidades daquela região, por meio da realização do desfile cívico, momento que unifica e agrega conhecimentos e ideais entre os povos do Rio Mamuru.


Estiveram ainda, a frente da realização do evento e contribuíram diretamente com a organização, os professores Elizeu Santarém, Rosa Corrêa, João Miranda, Ester Cabral e os demais servidores das escolas envolvidas.


Segundo Gláudia Coelho, o evento visa integrar os povos da região, de modo a aproximar e conectar as comunidades, para destacar e fortalecer sua identidade cultural e étnica e seu sentimento de pertencimento, para que se reconheçam como cidadãos jurutienses, já que o território que antes fazia parte do Estado do Amazonas, hoje é uma região que pertence ao Pará, especificamente de Juruti.

Elizeu Santarém, que auxiliou na coordenação do desfile, afirma que o evento patriótico rompeu barreiras e ecoou na floresta um grito de liberdade do bicentenário, de emancipação, de luta e vitória de um povo aguerrido, que surge com homens e mulheres fortes e valentes.


Ao carregar o tema Pátria Mãe Gentil: Mamuru Identidade, o evento destacou a importância da identidade dos povos do Rio Mamuru, e ressaltou o valor e a magnitude das comunidades da região, além de evidenciar o papel da educação e dos educadores no processo de identificação e pertencimento dessas comunidades.



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