BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA MISSIONÁRIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
A região geográfica da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada na Região de Juruti Velho, Município de Juruti, no Oeste do Pará, compreende atualmente 30 comunidades católicas.
Pelo próprio nome se indica que esta região chamada de Juruti Velho, deu origem ao município de Juruti. Segundo a crônica paroquial de N. Sra. da Saúde.
Inicialmente os índios foram catequizados por missionários Capuchinhos e assim fundaram o que seria o atual município de Juruti em 1818, que esteve sujeito à direção de um missionário com poderes paroquiais O "missionário com poderes paroquiais" dispunha de poderes administrativos equivalentes ao atual cargo de "Presidente da Câmara de Vereadores", o padre Antonio Manuel Sanches de Brito. Possuía uma pequena igreja que havia sido construída pelos índios Mundurucus, da região que em tudo dependia do auxilio da fazenda pública do Pará.
Mas a Igreja de Juruti sempre esteve presente na  vida e na organização do povo da Região de Juruti Velho. Tivemos não somente o apoio dos padres que por aqui passaram, como os franciscanos, mas também no ano 68 com chegada dos padres Pe. Paulo Suess Pe. Pedro Mayr e posteriormente no ano de 1972 Pe. Alfonso e mais tarde Pe. Fernando, o povo desta região foi agraciado com organização das comunidades de base, várias foram às lideranças nativas que se destacaram, ao longo dessa caminhada, como: Manoel Henriques (seu Madunquinha), Manoel das Merces Coelho, Raimundo Marialva, Aida Queiroz, Nilson Queiroz, Silvia Paes, Osmarina Batista Matos, Emelino Ramos na Vila, Armando Picanço e sua esposa Luzia Coelho ( Uxituba), Manoel Sá, Mocambo, Anibal Rocha, Aluilson Rocha de Capitão e tantos outros, Neco Henriques, na Ingrácia, Laurindo, João Batista e Pedro Henriques no Capiranga e outros tantos catequistas em todas as comunidades.
Dois acontecimentos marcaram e fortaleceram a caminhada da região, que foram as Santas missões populares em 1992, que envolveu os missionários de fora e missionários locais, que visitaram praticamente todas as famílias e outro acontecimento foi a celebração do jubileu, no final de 1999 e início de 2000, na praia da fortaleza, celebração da gratidão.
E no ano de 2015, na festa de Pentecostes, na celebração realizada na quadra Pe. Paulo Suess foi feito eleição do nome da área missionária. Vários nomes foram sugeridos, mas o povo escolheu o sagrado Coração de Jesus. Foi relembrado pelo povo que aqui a muitos anos se celebrava o sagrado coração neste região.
As comunidades foram organizadas em áreas para que facilitasse a organização e interação das mesmas.
No ano de 2014, por ocasião de uma reunião de área, na comunidade de São Francisco de Assis, Açai, D. Bernardo se fizera presente e o povo pediu a ele a vinda de padres para morar aqui. D. Bernardo, explicou o processo como seria, primeiro a criação da Área Missionária em preparação para a Paróquia. No ano seguinte veio a boa notícia, viria para região Pe. Emmanuel Pereira de Andrade para assumir a Área Missionária e iniciar a organização para a futura paróquia. E no dia 03 de janeiro de 2016, fora instalada a área Missionária Sagrado Coração de Jesus. Pe. Emmanuel continuou trabalhando com as comunidades e lideranças para a organização da Paróquia, e no dia da inauguração da casa Paroquial, foi dado a boa noticia, de que viria para cá uma Ordem religiosa, os padres do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos. Em maio de 2016 chegou para conviver e conhecer a nossa região Pe. Benedito ..... Assim, nossa área foi dando passos, com a ajuda imprescindível das Irmãs Franciscanas de Maristella, especialmente apoio para construção da Casa Paroquial e Secretaria Paroquial. As Irmãs têm ajudado também nas outras comunidades na construção de capelas e na formação de lideranças;
E dia 4 de fevereiro de 2017,  agradecidos por este sonho realizado elevamos os nossos corações em louvores e preces a Deus, por mais este passo da vida comunitária e organizacional das nossas comunidades, paróquia e Diocese, que é a instalação da Paroquia Missionária do Sagrado Coração de Jesus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião firma parceria para expansão do projeto de Equoterapia em Santarém

Alcoa é parceira em projeto de conectividade para 750 famílias em Juruti.

Prêmio Amazônia de Música celebra a cultura e a sonoridade do Pará em noite de festa.