Alcoa e Associação das Comunidades da Região de Juruti-Velho (ACORJUVE) que é formada por 53 comunidades, assinou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro de 2018, O Termo de Compromisso e Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômico com o INCRA, MPF e MPE. Este documento reflete em um modelo inovador nunca  visto em um empreendimento minerário no mundo. O TC define cerca de 19 milhões a ser paga as comunidades da região de Juruti-Velho este valor é do ano de 2006 a 2010 referente a implantação da Mina no Município de Juruti-PA (ALCOA). As comunidades terão acesso a esses recursos através de projetos, o conselho gestor avaliará e aprovará, com acompanhamento de técnico e os donos de dos projetos deverão prestar contas caso ao contrário não terão acesso outras vezes.


   Mas de acordo com as recomendações do MPF e MPE de 2015, Para que isso aconteça deverá
 se criar uma Fundação, faltam agora definir as REPRESENTAÇÕES, que está inicialmente assim (ACORJUVE, ALCOA, INCRA, MPF, MPE , Câmara dos Vereadores, Prefeitura e Irmãs Franciscana de Maristella). As Irmas Franciscanas de Maristella são indicadas pelo Ministério Público por sua importância na luta e organização do povo de Juruti Velho.
   As comunidades Monte Sinai, Prudente, Capiranga, Jauari, pompom e Galiléia sofrem impacto direto.
Desde sua implantação a ALCOA já repassou mais de 47 milhões de reais para a ACORJUVE em 1/5% da participação do resultado da lavra até 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião firma parceria para expansão do projeto de Equoterapia em Santarém

Prêmio Amazônia de Música celebra a cultura e a sonoridade do Pará em noite de festa.

Alcoa é parceira em projeto de conectividade para 750 famílias em Juruti.